CINF recebe 6ª edição do SW Rio do Sul traz soluções para o Agronegócio

A última edição do SW Rio do Sul aconteceu no centro de Inovação e trouxe soluções voltadas ao agro

Por Patrick Abreu em 02/06/2023 as 13:39

Boas ideias, soluções inovadoras, um time de mentores incrível e muita conexão. Assim foi a 6ª edição do Startup Weekend Rio do Sul (SW), que desta vez trouxe como novidade o tema “Agro”. Com o lema “Vamos cultivar em Marte”, o evento estimulou os participantes a criarem soluções inovadoras para à área que representa uma boa fatia da economia regional, o agronegócio. O SW aconteceu no último final de semana (26, 27 e 28/05), no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF).


O Startup Weekend é um evento mundial, criado pela Techstars, que tem como objetivo engajar os participantes a criarem uma startup em até 54h. Que se trata de um modelo de negócio escalável e repetível. Segundo o facilitador do evento, Hiro Miyakawa, vindo de Recife, “a partir de um dor real, neste caso com foco na proposta agro, as equipes precisam desenvolver uma solução mínima viável, e validar para apresentação do pitch final”, disse ele.


O que Miyakawa descreve ser uma das etapas fundamentais é a validação, pois é o momento em que as equipes precisam entrar em contato com as pessoas, para ter certeza que existe uma dor real e apresentar uma solução. “Essa busca é muito importante nessa edição com o tema agro, pois o pessoal vai conversar com agricultores, pessoas que estão inseridas nesse ambiente, para entender melhor o que seria a dor deles. Esse foco na problemática, dentro da região, é o que faz o SW ter sucesso e gerar boas ideias”, completou Hiro.


Por final, ele, que participou de outros eventos da Techstars fora do Brasil, elogiou a organização local. “Achei o SW Rio do Sul extremamente organizado. A equipe deu muita atenção aos detalhes, desde dispor medicamentos, itens de higiene, alimentação, e até o próprio espaço do Cinf que é muito bacana e completo. Todas essas coisas fazem a experiência do SW ser bem melhor”, finalizou o facilitador.


Uma das participantes desta edição foi Victoria Philip (19), estudante no curso de produção multimidia. A jovem, que participou pela primeira vez do SW, contou que sua experiência está sendo muito legal e positiva. “Desde sexta-feira estão surgindo muitas ideias legais. O meu grupo está criando uma plataforma de gestão para economia familiar do agro. Essas 54h ainda chegam ser pouco tempo pro tanto de conhecimento que a gente aprende aqui”, afirmou a estudante.

Ao final, 3 grupos foram conquistaram a premiação por suas soluções, sendo eles:


1º lugar: Agronex – Plataforma integradora de dados para mais inteligência nas suas recomendações agronômicas, promove a conexão entre os técnicos agrícolas e os produtores rurais com informações personalizadas para as suas propriedades


2º lugar: InterMediaves – Mercado avícola que tem como foco centralizar os produtos específicos para os avicultores com os fornecedores, tudo isso em um só lugar.


3º lugar: Agon – Plataforma integradora de dados para mais inteligência nas suas recomendações agronômicas, promove a conexão entre os técnicos agrícolas e os produtores rurais com informações personalizadas para as suas propriedades


A organização do evento é realizada por uma equipe de voluntários, o único requisito é que já tenham participado de alguma edição do SW de qualquer região. “Para participar da organização no final do evento a gente libera um formulário, e caso alguém tenha interesse, pode mandar mensagem pra gente, que vamos incluir na nossa lista, para quem sabe está auxiliando a equipe na próxima edição”, enfatizou Carla de Luca, uma das organizadoras da edição agro.


Carla descreve sua participação na organização como algo “incrível”, uma experiência que tem agregado muitas coisas positivas. “Eu tive a oportunidade de passar por essa experiência, posso falar por todo mundo, estivemos antes sentados no mesmo lugar que essa galera está hoje, vivendo tudo isso que agora eles estão vivendo. Pra gente é gratificante, pois a queremos passar essa experiência e transformação para outras pessoas também”, reiterou a organizadora.


“O que eu levo é estar no meio desse movimento, contato, conexões e saber a importância da comunidade e do ecossistema por inteiro, além de todo aprendizado compartilhado, toda essa experiência e amizade que segue crescendo”, descreveu ela.


Para quem não pode estar participando nesta vez, a próxima edição do Startup Weekend Rio do Sul já tem data marcada, dias 29, 30 e 01 de outubro de 2023, no CINF. Acompanhe o @swriodosul e saiba mais.

Acesse as fotos do evento: https://drive.google.com/drive/u/0/mobile/folders/1xNlGJ4l9ee5G-QLgLzSxEqxZRf_n8Xvs

Texto por – Comunicação Cinf

Fotos por – SW Rio do Sul