Este é o primeiro de muitos artigos que espero publicar por aqui no Hub2us. A ideia deste e dos próximos artigos que irei escrever é deixá-los informados sobre as novidades da nossa plataforma, assim como contar um pouco sobre o que está por vir, e também sobre nossos perrengues como empreendedores (na minha visão) para que cada etapa seja percorrida. Afinal, troca de experiências é o que mais queremos ver por aqui. :)
Como a nova versão nasceu
O propósito dessa versão publicada na última semana [versão 0.3 publicada em 15/03] está em torno de uma demanda específica de um hub de inovação, que chegou até nós para entender a possibilidade de levar a nossa plataforma (daquela época), com algumas melhorias, para o ambiente deles. A partir disso, meu sócio (Tite Mazuhy) e eu vestimos o nosso traje de startupeiro e começamos a estudar sobre o mercado, iniciando conversas com diversos hubs de inovação e empreendedorismo do Brasil, para então entender se essa demanda era compartilhada por um número maior de players no ecossistema.
Nessas conversas, que foram intensas e de grandes aprendizados, descobrimos que grande parte dos hubs de inovação e empreendedorismo possuem uma dificuldade em ter eficiência em seus processos de acompanhamento e relacionamento com os seus empreendedores. Após essa descoberta, construímos um protótipo de possível produto que viesse a sanar essa dificuldade para estes hubs e que estivesse também conectado com nosso propósito de derrubar barreiras para conectar experiências empreendedoras, pois isso é o que move o Tite e eu todos os dias, mas isso é papo para algum outro artigo ou café. :)
Com o conceito e algumas telas de um possível produto, voltamos para todos nossos contatos feitos durante a pesquisa para apresentar a hipótese criada, e o resultado foi surpreendente. Conseguimos não só validar a hipótese, mas também fechar com alguns destes hubs para iniciarmos a implantação assim que a plataforma ficasse pronta. Com isto, o Orion Parque Tecnológico, de Lages-SC, foi o primeiro Hub a ter o Hub2us implantado para melhorar a eficiência em seus processos de acompanhamento e conectar ainda mais os seus empreendedores e empresas. E em breve, vem muito mais por aí.
O que muda para os empreendedores
Na nova versão, os(as) empreendedores(as) que já estavam conectados através do Hub2us, podem, além dos Quadros de Desafios, Criar Artigos (como este), Encontrar Empresas e Hubs e até mesmo Criar sua Empresa no Hub2us para solicitar adesão em um ou mais hubs de inovação e empreendedorismo de todo Brasil. Ao fazer parte de algum hub, os(as) empreendedores(as) da empresa podem solicitar e avaliar mentorias, informar e acompanhar seus próprios indicadores de desempenho, assim como ter acesso a conteúdos exclusivos de trocas feitas entre empreendedores(as), mentores(as) e colaboradores(as) do Hub em que a empresa faz parte. Há ainda muitos recursos por vir, e que serão ainda melhores com os feedbacks recebidos a partir daqui.
O que está por vir
Alguns recursos já existentes estão em processo de adequação para a nova versão, interligando cada vez mais os recursos existentes na plataforma. Um exemplo disso, é a área de Conquistas e Recompensas do nosso gamification, que terá, também, pontuações e recompensas exclusivas dos hubs que os(as) empreendedores(as) fazem parte. Isso fará com que o jogo seja expandido até mesmo para atividades realizadas presencialmente nestes habitats.
Quais os benefícios para os hubs de inovação e empreendedorismo
A nova versão do Hub2us foi desenvolvida com base em 5 pilares, sendo:
Coleta de dados
Formulários para cadastro das empresas, diagnósticos, acompanhamento, avaliações, tarefas, etc.
Indicadores
Indicadores do hub, indicadores por empresa, filtros por períodos e gráficos com a evolução do hub e das empresas.
Engajamento
Fluxo de trabalho automatizado com alertas e lembretes para as atividades pendentes e gamificação completa.
Conexões
Conheça empreendedores e empresas. Tenha match com mentores e avaliadores, registro de mentorias e feedbacks.
Troca de experiências
Compartilhamento de artigos e quadros com desafios publicados pelos empreendedores e abertos para troca de experiência.
Acreditamos que ao automatizar e interligar estes pilares, é possível ter mais eficiência nos processos de acompanhamento e relacionamento com os empreendedores(as), liberando os(as) gestores(as) de comunidade para gerar ainda mais valor para seus respectivos empreendedores e empresas. Quanto mais conectados(as) os(as) empreendedores(as) do Hub estiverem, mais sucesso terão suas respectivas empresas, e por consequência, todo o ecossistema na qual o Hub está inserido.
Quer também tornar o processo do seu Hub mais eficiente? Clique aqui e saiba mais ou nos indique para o hub que você faz parte. :)