Há décadas estudiosos defendem a necessidade de que as nações tenham clareza sobre os setores econômicos em que querem ser referência. E essa tendência tem chegado, mais recentemente, aos recortes territoriais menores, como os municípios. As teorias vão mudando seus nomes e aspectos metodológicos ao longo do tempo, mas predomina um consenso sobre a importância de que os territórios - baseados nas competências e ativos que já possuem e nas tendências globais - definam quais setores querem priorizar.
Dito de outro modo: "Os territórios precisam definir em que setores querem ser os melhores". Isso significa escolher e comunicar com clareza em quais áreas vão investir massivamente seus recursos, esforços, pesquisas, formação de profissionais, incentivos, programas governamentais, entre outros.
Os benefícios de definir a Especialização Inteligente de um município e comunicá-lo de forma clara são:
- Facilita a atração de investimentos governamentais;
- Acelera a chegada de novos investidores de fora (que se sentem mais seguros entendendo o rumo que a cidade tomará);
- Atrai profissionais capacitados;
- Desperta a atenção dos pesquisadores locais e externos, que podem produzir estudos e desenvolver soluções para os temas priorizados;
- Ajuda os próprios investidores e empreendedores locais a tomar decisões melhores e mais rápidas sobre onde e como investir, acelerando o crescimento e o desenvolvimento da cidade.
ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE DE IMBITUBA
A Especialização Inteligente de Imbituba inspira-se na metodologia Research and Innovation Strategies for Smart Specialization (RIS3), desenvolvida pela União Europeia para orientar e fundamentar políticas de desenvolvimento, sendo, inclusive, critério de elegibilidade para captação de recursos de fundos europeus por parte dos territórios (municípios, regiões, estados e países).
Para a definição da Especialização Inteligente de Imbituba, a metodologia RIS3 aplicada à cidade definiu setores líderes e o setor emergente da cidade, assim como as tecnologias transversais que permeiam a tais.
Setores Líderes:
Esses setores muitas vezes já possuem uma base sólida de conhecimento, experiência e recursos, o que os torna um terreno fértil para a introdução de novas tecnologias, práticas e modelos de negócios. Ao alavancar a expertise existente, é possível promover a adaptação e a integração de inovações que impulsionam a eficiência, a competitividade e o crescimento sustentável dessas indústrias.
Logística:
O posicionamento geográfico, entre as capitais de Porto Alegre e Florianópolis, e sua infraestrutura de transportes, colocam Imbituba como uma referência no Setor Logístico. A presença do município, ao lado da principal rodovia federal do Brasil, a BR 101, além do Porto de Imbituba, fazem da cidade uma clara referência logística regional para diversos tipos de empreendimentos. A logística possui o maior destaque dentro das 50 maiores empresas de Imbituba.
Economia do Mar:
Uma das principais atividades econômicas, provinda de heranças culturais e de seu grande litoral, é sem dúvida a Economia do Mar. A piscicultura local se faz presente, ficando logo atrás do setor de logística nas 50 maiores empresas da cidade.
Turismo:
A atividade turística não pode deixar de ser mencionada, agregando a Imbituba uma indústria limpa, que atrai turistas e visitantes pelas suas praias, trilhas, tendo as Baleias Francas como um dos principais atrativos.
Setor Emergente:
Os mercados emergentes representam áreas de crescimento e inovação promissoras. A pesquisa e a análise cuidadosas desses mercados permitem adaptar estratégias de inovação para atender às necessidades e expectativas em constante evolução dos consumidores. Além disso, os mercados emergentes frequentemente trazem consigo desafios únicos que podem ser abordados por meio da inovação. Ao desenvolver soluções adaptadas a esses desafios, as empresas podem ganhar uma vantagem competitiva, conquistando uma posição de destaque em segmentos de mercado promissores.
Indústria Química:
A Indústria Química possui uma grande relevância no setor empresarial de Imbituba, contando com grandes empresas geradoras de emprego e renda. A atividade se beneficia do apoio logístico local, já destacado, e pode ser um forte indutor da inovação no município por ser uma indústria que necessita desse tipo de característica para sobreviver no mercado.
Tecnologias Transversais:
São áreas que impactam transversalmente os demais conjuntos de atividades econômicas. Caracterizam-se por serem indispensáveis para a competitividade e sustentabilidade da indústria, comércio e serviços. Influenciam os processos de planejamento, produção, distribuição e consumo dos mais diversos setores, podendo contribuir significativamente na resolução de gargalos e, principalmente, na geração de valor adicionado.
As 9 tecnologias mais aplicadas nos setores identificados como líderes são:
- Internet das coisas (IOT);
- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
- Tecnologias Verdes;
- Materiais Avançados;
- Design;
- Biotecnologia;
- Manufatura Aditiva;
- Realidade Virtual e Aumentada;
- Inteligência Artificial.
A Especialização Inteligente de um município gera um conhecimento valioso, fornecendo os dados necessários para identificar setores econômicos estratégicos. Esse conhecimento é primordial para orientar o poder público, instituições de ensino, empreendedores e investidores na tomada de decisões e planejamento de investimentos. A Especialização Inteligente orienta as políticas de desenvolvimento territorial e inovação por meio de análise de dados, em um primeiro momento, e engajamento de atores regionais para análises qualitativas e planejamento territorial, em um segundo momento.
Em Imbituba, a Especialização Inteligente evidencia seus grandes destaques setoriais e oportunidades de desenvolvimento. A integração eficaz entre os diversos atores locais, aliada à infraestrutura, conhecimento e capacidade de adaptação às demandas do mercado, confere a essa especialização um papel essencial no fortalecimento da economia local, além de possuir o potencial para impulsionar de forma sustentável o progresso na região.