Você já deve ter ouvido o seguinte provérbio africano: "Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado".
Por isso elencamos 3 motivos para você investir energia e tempo na criação de uma rede de relacionamento forte: Parcerias, Networking e Fonte de ideias.
Parcerias
O seu cliente está em busca de uma solução. Ele quer resolver um problema ou aproveitar oportunidades. Buscando entregar a melhor opção ao seu consumidor, já pensou como um produto ou serviço de outra empresa (ou até mesmo uma marca), que não seja o foco do seu negócio, mas que gere mais valor na jornada do seu cliente, pode ser uma opção para alavancar mais suas vendas?
Vamos pegar o exemplo da loja de roupas Reserva, predominantemente masculinas. Com a intenção de levar a melhor experiência ao público-alvo deles, colocaram uma barbearia parceira dentro da loja, para entregar mais conveniência aos consumidores. Fora a barbearia, já fizeram parcerias com cafeterias e choperias, além de parcerias com outras marcas, como Cachaça Leblon e Heineken.
Networking
Ter uma rede de contatos forte e variada, pode te salvar em momentos de apuros e te ajudar a resolver mais rápido alguma situação emergencial. E claro, não é somente para pedir socorro. As pessoas têm buscado cada vez mais empresas pessoas como referência na hora de escolher um produto ou serviço.
Criar autoridade na sua área e manter-se disponível ao seu network, para ajudar com dicas e boas práticas relacionadas ao seu campo de conhecimento, pode gerar bons frutos futuros e negócios (quem sabe até mesmo amizades).
Ah, mas não foque em somente vender. Ninguém gosta de pessoas que ficam toda hora tentando "empurrar" algo. Foque em ter relacionamento, trocas e estar com disposição em ajudar. Na questão da relação, aqui vale a máxima “Quem não é visto, não é lembrado”.
Fonte de ideias
Na postagem “Os 5 Maiores Desafios dos Empreendedores”, compartilhamos os principais desafios enfrentados pelos empreendedores em suas empresas. A verdade é que muitos de nós passa por dificuldades parecidas, inerentes aos negócios. Poder trocar experiências com pessoas que já passaram ou estão resolvendo um problema parecido com o seu, é uma excelente forma de encurtar o seu caminho.
O mesmo acontece com o compartilhamento de ideias. Um insight ou uma melhoria aplicada num negócio de outro empreendedor, mesmo que este seja diferente do seu ramo, pode ajudar no crescimento da sua empresa, no incremento da produção ou na simplificação do seu atendimento ao cliente.